BNCC: Congresso Brincar 2018 terá dia EXCLUSIVO para debater Base Nacional Comum Curricular

02/05/2018



Entre os palestrantes do maior congresso de Educação Infantil do Espírito Santo estarão as professoras que colaboraram diretamente para a construção do BNCC e para o documento idealizador do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O Congresso Brincar será entre os dias 25 e 27 de maio. As inscrições já estão abertas

Em 2019 será obrigatório a nova Base Nacional Curricular (BNCC), documento de caráter normativo que estabelece diretrizes no processo de aprendizagem na Educação Básica.  Significa que tudo vai mudar na educação brasileira com a BNCC, da formação dos professores ao material didático e avaliação dos alunos em sala de aula. 

Os governos Federal, estaduais e municipais assinaram o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), que é um compromisso assumido para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. A BNCC e o PNAIC são políticas de educação construídas por educadores e por toda sociedade que já estão sendo implementadas, mas ainda geram dúvidas entre professores e estudantes.  Por isso, o Congresso Brincar será uma oportunidade única de entender essa transformação.

Na programação do Congresso estão as palestras e uma mesa redonda com Maria Carmem Barbosa (RS), Patrícia Corsino (RJ) e Mônica Correia (MG), professoras que fizeram parte da construção da BNCC no MEC e idealizaram o documento que norteou o PNAIC na Educação infantil.


"Os cadernos de alfabetização foram escritos por elas. Será uma grande oportunid
ade para entender esse processo de mudança e tirar dúvidas com as professoras referência em BNCC e PNAIC”, disse Roselane Araújo, professora capixaba mediadora no Congresso Brincar 2018.

O Brincar chega a sua 3º edição cheio de novidades.  Em 2018, será o primeiro Congresso Internacional de Educação do Brasil, entre os palestrantes está o professor espanhol José Antônio Torres Gonzáles, e também terá espaço para apresentação de trabalhos científicos. Veja.


O maior Congresso de Educação Infantil e Anos Iniciais do Espírito Santo acontece entre os dias 25 e 27 de maio, em Guarapari. As inscrições já estão abertas.  Saiba aqui mais sobre a programação, como se inscrever e onde se hospedar.

 

BRINCAR 2018: palestras e mesa redonda com referências em BNCC PNAIC.

Quando: 25, 26 e 27 de maio.
Onde: Guarapari, Espírito Santo.

Videos em destaque