Brincar será o primeiro Congresso Internacional de Educação Infantil e Anos Iniciais do Brasil em 2018

26/04/2018



O maior congresso de educação do Espírito Santo trará da Europa uma das maiores referências do mundo em inclusão e acessibilidade, o professor espanhol José Antônio Torres Gonzáles.  Em 2018, o Brincar também vai promover um amplo debate sobre as mudanças que irão ocorrer com a Base Nacional Comum Curricular.

Serão três dias para professores e estudantes trocarem experiências com os maiores nomes da Educação Infantil e Anos Iniciais. O Congresso Brincar 2018 reunirá no Espírito Santo profissionais que são referências em várias regiões do Brasil, e vai trazer da Espanha o Pós-Doutor em Ciências da Educação José Antônio Torres Gonzáles.   Gonzáles é professor da Universidade de Jaén, coordenador de programas de doutorado em diferentes países da América Latina e realiza pesquisas focadas na formação de professores e sobre instituições educacionais para inclusão social. 

O professor José Antônio também é procurado por arquitetos para planejar a mobilidade urbana em grandes cidades do mundo. Ele vem ao Brasil exclusivamente para o Congresso Brincar, onde vai falar sobre o currículo e a diversidade da perspectiva da educação inclusiva, e participar de uma mesa redonda com profissionais que contribuíram para a construção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ajudaram na elaboração do Pacto Nacional pela Alfabetização (PNAIC).

Como em 2019 passa a ser obrigatório a BNCC, em sua 3º edição, o Congresso Brincar terá um dia todo voltado para que professores e estudantes discutam e entendam as mudanças que irão acontecer na educação brasileira.

Congresso terá apresentação de trabalhos científicos

A novidade é voltada para pesquisadores interessados em ter o seu trabalho publicado em uma revista técnica.  Os trabalhos científicos poderão ser apresentados durante o Brincar e as pesquisas selecionadas no congresso serão publicadas na Revista Ideário. Para participar é preciso se inscrever no congresso, cadastrar o trabalho de acordo com as normas, levar banner e apresentar a pesquisa ao público.

Ao todo, seis trabalhos científicos serão selecionados durante os três dias de Congresso, explicou Vicente Falcão, organizador do Congresso Brincar.

"Esse número pode até ser maior dependendo dos trabalhos apresentados. Ampliamos o Brincar em 2018. A programação está bem interessante. Teremos a oportunidade de receber no Espírito Santo um dos maiores nomes do mundo em educação e inclusão, e discutir as mudanças da BNCC direto com as professoras que participaram da elaboração do documento. Uma oportunidade única em um só evento”, explicou Vicente Falcão.

O Congresso Brincar 2018 será no Sesc de Guarapari, litoral sul do Espírito Santo, entre os dias 25 e 27 de maio.  As inscrições já estão abertas.  Clique aqui e saiba mais sobre a programação, como se inscrever e onde se hospedar.


BRINCAR 2018: Congresso Internacional de Educação Infantil e anos iniciais.

Quando: 25, 26 e 27 de maio.
Onde: Guarapari, Espírito Santo.

Videos em destaque