Congresso Internacional GESTORES 2018
Informações
CONGRESSO GESTORES 2018
Congresso Internacional de Gestores & Diretores Escolares das Redes Pública & Privada
Tema: O Desafio dos Gestores Frente a um Novo Modelo de Escola
Data: 28 e 29 de setembro de 2018 - Sexta e Sábado
A Escola se transforma a cada dia. Com mudança de valores, crenças, ascensão tecnológica e as crises, a educação recebe uma carga enorme de demandas que desafiam todos os envolvidos com o processo educacional.
O congresso conta com palestras com grandes nomes da Gestão Educacional do Brasil e do exterior, durante os dois dias de programação. Serão 05 palestras e 01 momento de mesa redonda com 05 palestrantes, que abordarão temas relacionados à Gestão Educacional nos ensinos minicipal, estadual, federal e privado.
TRABALHOS CIENTÍFICOS
No evento será possível participar da exposição e apresentação de trabalhos científicos. Você já pode inscrever seu trabalho.
• Acesso à documentação necessária para inscrever seu trabalho: modelo de banner e fichas de inscrição
RESENHAS E CERTIFICAÇÃO
Obs: Os certificados de 120 horas/aula são registrados por instituição de ensino superior reconhecidas pelo MEC.


Endereço:
(27) 3183-6500 | (27) 99901-0145 | atendimento@institutoconhecer.org.br


COMO ME INSCREVER?
A inscrição para o congresso deve ser realizada através de preenchimento e envio de formulário de inscrição. Antes você deve optar qual o formulário que irá preencher: PROFESSOR ou ESTUDANTE.
QUAL MODELO DE INSCRIÇÃO ESCOLHER?
Entenda as diferenças de inscrições:
- INSCRIÇÃO DE PROFESSOR: professor formado, ativo ou não no mercado e demais profissionais da educação.
- INSCRIÇÃO DE ESTUDANTE: estudante em atividade, de cursos de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado. Para essa categoria é necessário envio de documentação que comprove vínculo com instituição de ensino.
JÁ SEI QUAL ESCOLHER, E AGORA?
Para se inscrever você deve baixar o formulário referente à sua inscrição. A seguir você terá o link para download das fichas de inscrição para cada categoria.
QUERO ME INSCREVER AGORA
Instruções:
1- acesse o link acima;
2 - Clique no botão amarelo Completar sua inscrição;
3- Selecione o tipo de inscrição que deseja fazer (professor ou estudante) e clique em Continuar;
4- Preencha todos os campos do formulário, e se atente ao escolher as opções de hospedagens e novas opções que aparecerão;
5- Com tudo preenchido, siga adiante para o pagamento.
Obs: Os estudantes devem anexar na tela de inscrição a documentação comprobatória de vínculo com instituição de ensino (ex: último boleto quitado).
Obs: Todas as inscrições e hospedagem podem ser divididas em até 6x no cartão de crédito ou em 1x no boleto.
Tem alguma dúvida sobre como se inscrever?
Entre em contato que poderemos ajudar.

Faça download da ficha de inscrição.
Programação
Dia | Hora | Descrição |
---|---|---|
28/09 | 07h30 às 19h30 | Programação da SEXTA-FEIRA 07:30 - Início do credenciamento 08:00 - Abertura da feira de produtos e serviços educacionais 08:30 - Exposição dos banners selecionados 09:00 - Palestra INTERNACIONAL com Prof. José Moran (Espanha) Tema: "Metodologias Ativas para uma Educação Transformadora" 12:00 - Intervalo para almoço 13:00 - MESA REDONDA • Tema: "Dialogando com os Gestores" Mediador: Prof. Vilmar Lugon (UNDIME-ES) Ensino Municipal: Prof. Paulo Magri (SP) Tema: "Quais as Verdades e Mentiras Sobre o IDEB/SAEB?" Ensino Estadual: Profª. Fernanda Villela (ES) Tema: "Escola de Tempo Integral: Mitos e Verdades" Ensino Federal: Prof. Edson Peixoto (ES) Tema: "Desafios Encontrados na Gestão Federal" Ensino Privado: Prof. Fabrício Silva (ES) Tema: "Como Sobreviver Numa Época de Crise?" 19:30 - Encerramento do primeiro dia |
29/09 | 07h às 17h | Programação do SÁBADO 07:00 - Credenciamento 08:00 - Palestra com Prof. Cláudio Sanches (SP) Tema: "Liderança e Trabalho em Equipe: Pressupostos Fundamentais para a Materialização da BNCC na Escola" 10:00 - Palestra com Prof. Ivanir Martins (MG) Tema: "Inter-prestação de Contas no SIGPC" 12:00 - Intervalo para almoço 13:00 - Palestra com Prof. Marcus Garcia (PR) Tema: "Desafios e Oportunidades para Gestores" 15:00 - Palestra INTERNACIONAL com Prof. José Pacheco (Portugal) Tema: "Reconfiguração de Práticas Escolares" 17:00 - Encerramento do curso |
Palestrantes
José Moran (ESPANHA)

Nascido na Espanha, vivi a maior parte da vida no Brasil. Doutor em Comunicação pela USP, fui Professor de Novas Tecnologias na mesma universidade e um dos fundadores do Projeto Escola do Futuro. Atualmente sou professor de Cursos Híbridos e Online sobre Metodologias ativas com tecnologias digitais e também sobre Como transformar nossas Escolas para que se tornem inovadoras. Sou autor do livro A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá (Papirus) e do blog Educação Humanista Inovadora e coautor dos livros Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora (Penso) Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. (Papirus), e Educação a Distância: Pontos e Contrapontos (Summus).
Tema da palestra:
Metodologias ativas para uma educação transformadora
Sinopse do tema:
Metodologias ativas valorizam a participação efetiva dos alunos na construção do conhecimento e no desenvolvimento de competências, possibilitando que aprendam no seu próprio ritmo, tempo e estilo, através de diferentes formas de experimentação e compartilhamento, dentro e fora da sala de aula, com mediação de docentes inspiradores e incorporando todas as possibilidades do mundo digital em profunda transformação.
Claudio Sanches (SP)

Doutorando em Educação - Mestre em Educação PUC/SP - Especialista em Desenho e Gerência de Políticas Públicas e Programas Sociais INDES – Instituto Interamericano para o Desenvolvimento Social e BID – Banco Interamericano para o Desenvolvimento - (300 horas) Pedagogo e Professor. Coordenador da Consultoria e Assessoria Educacional Aprender a Ser. Consultor e Assessor Educacional de Redes Públicas e Privadas. Pesquisador da área de Gestão Educacional e Educação da Infância. Formador de Educadores na Rede Pública e Privada. Professor de Educação Infantil, Ensino Básico, Ensino Médio e Ensino Superior – Coordenador Pedagógico - Diretor Administrativo e Pedagógico de Instituição Publica e Particulares – Diretor Acadêmico de Faculdade Particular. Palestrante de Congressos Nacionais e Internacionais, Seminários, Semanas Pedagógicas e Encontros de Educadores. Pesquisador Educacional (Redes Educacionais, Gestão e Educação da Infância). Planejamento, desenvolvimento e coordenação de Congressos, Seminários, Encontros de Educadores, Semanas Pedagógicas e Programas de Formação Continuada. Autor do Livro “Desconstruir Construindo um caminho para uma nova escola” e artigos em Revistas Educacionais.
Tema da palestra:
Liderança e Trabalho em Equipe: Pressupostos Fundamentais para a Materialização da BNCC na Escola
Sinopse do tema:
Falando em escola em tempos de BNCC, o princípio do sucesso para a materialização da Base na escola está na liderança do trabalho em equipe, portanto na pessoa do Gestor escolar, que é a liderança instituída.
Pessoa com conhecimento de trabalho em grupo, com habilidade, comunicador, realista, claro, audacioso e possível.
Para exercer uma boa liderança é preciso:
• Ter CONHECIMENTO referente ao trabalho a ser desenvolvido.
• APRENDER a olhar o futuro.
• Construir permanentemente COMPETÊNCIAS.
• Estar FOCADO em resultados.
• Capacidade para INTERAGIR.
• Estar sempre pronto para MUDANÇAS.
• Ter C A R Á T E R.
A liderança deve se perguntar sempre: onde eu quero ir e o que preciso para chegar. “Quem sabe onde quer chegar, escolhe certo o caminho e o jeito de caminhar” Tiago de Melo.
A liderança é um poder aparente e transparente, com capacidade de influenciar e sensibilizar os grupos para mudanças, chamando os para serem autores e atores da mudança.
Ivanir Martins (MG)

O Professor Martins é atuante nas áreas de Assessoria e Consultoria Técnica em Administração Pública nas áreas de Educação (Assessoria e consultoria educacional, Plano de carreira do magistério e estatuto de servidores, Captação de Recursos, Controle interno, Operacionalização e execução de projetos de todos os programas do MEC/FNDE. Diagnóstico educacional para o PDE – PAR, Orientação e otimização de processos internos em todos os setores da área) e Gestão de Pessoas/Recursos Humanos (Avaliação de Desempenho, Estatuto e Plano de carreira de servidores, Concursos Públicos, Treinamentos, Recrutamento e Seleção, Desenvolvimento, Qualidade, RH, Setor de Pessoal, Benefícios, Medicina e Segurança do trabalho, Recenseamento populacional.
Treze anos de experiência como consultor e executor de atividades na área de Educação e Gestão de Pessoas/RH em diversos locais como: Caixa Econômica Federal, CEMIG, Polícia Federal e Militar, FIAT Automóveis, Congresso das Américas (Comissão do Ministro do Comércio do Brasil, Francisco Dorneles – 1997), Professor da Escola Técnica Vital Brasil, Prefeituras Municipais de Rio Manso, Bonfim, Itaguara, Itacarambi, Reduto, Pocrane, Piedade dos Gerais, Belo Vale, Brumadinho, Cordislândia, Crucilândia, São João de Manteninha, Carmo do Paranaíba, Conselheiro Pena, Central de Minas, Mário Campos, Divino da Laranjeiras, Alpercata, Coroaci, Dom Cavati, Guaraciaba, São José da Safira, São Félix de Minas, São José do Divino, Aimorés, Formiga, João Monlevade, Mantena, Ibatiba/ES, Jerônimo Monteiro/ES, Brejetuba/ES, Resplendor, Goiabeira, Cuparaque, Alvarenga, SAAE’s de MG, dentre outros.
Tema da palestra:
Inter-prestação de Contas no SIGPC
Sinopse do tema:
É professor e psicólogo. Atua com Assessoria e Consultoria Técnica em Administração Pública nas áreas de Educação (Assessoria e consultoria educacional, Plano de carreira do magistério e estatuto de servidores, Captação de Recursos, Controle interno, Operacionalização e execução de projetos de todos os programas do MEC/FNDE. Diagnóstico educacional para o PDE – PAR, Orientação e otimização de processos internos em todos os setores da área) e Gestão de Pessoas/Recursos Humanos. Treze anos de experiência como consultor e executor de atividades nas áreas de Educação e Gestão de Pessoas/RH.
Marcus Garcia (PR)

Professor Marcus Garcia é Palestrante, Pedagogo, Mentor, Pesquisador em Educação e Tecnologias Educacionais, Escritor e Autor, Especialista em Gestão do Conhecimento com Mestrado em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação. Um dos palestrantes mais requisitados em todo o Brasil nas áreas de Educação, Gestão Educacional e Escolar, Gestão de Pessoas, Inteligência Emocional, Currículo e Projeto Pedagógico e outras. Atua na área de educação há 34 anos, tem 18 livros publicados e centenas de outras publicações.
Tema da palestra:
Desafios e oportunidades para Gestores
Sinopse do tema:
Nessa palestra o Professor Marcus Garcia vai apresentar
rapidamente a fundamentação do Pacto e suas referências para
concentrar-se nos métodos, técnicas e na proposta de temáticas para
instrumentalização da equipe docente e de gestores.
O objetivo é estabelecer uma linha base de entendimento sobre o Pacto
e sua relevância social, como os papéis e responsabilidades são
determinantes ao seu sucesso e como o paradigma da complexidade
do pensamento permeia essas questões.
José Pacheco (PORTUGAL)

Mestre em Ciências da Educação pela Universidade do Porto (Portugal) e especialista em Música e Alfabetização. Fundador da Escola da Ponte, em Portugal, uma referência de sucesso mundial em pedagogia inovadora. Foi membro do Conselho Nacional de Educação de Portugal, coordenou o projeto "Educação para Todos", de 2001 a 2004, desenvolvido pelo Instituto Paulo Freire, e o projeto "Fazer a Ponte", da Escola da Ponte de 1976 a 2004. Pela sua relevante contribuição para a educação Pacheco recebeu os prêmios: " Excelência Acadêmica da Fundação Eng Antônio de Almeida" e "Experiências Inovadoras no Ensino", a "Comenda da Ordem da Instrução Pública", e o título de notório especialista. Em 2007 passou a residir no Brasil e, desde então, viaja pelo país mobilizando professores, educadores, estudantes, crianças, jovens e entusiastas da educação que acreditam em uma educação transformadora, democrática, que integra comunidades e as artes. Acompanha mais de 100 projetos para uma nova educação no Brasil e colabora voluntariamente no Projeto Âncora, uma ONG sediada em Cotia (SP), que segue os mesmos princípios da Escola da Ponte. No IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia) no Projeto Brasília 2060 - Plano Estratégico para uma Cidade Sustentável, coordenou, de 2014 a 2016, pesquisa sobre indicadores de boa qualidade da educação no Distrito Federal. No MEC (Ministério da Educação) integrou o Grupo de Trabalho de Inovação e Criatividade da Educação Básica. Foi facilitador do Gaia Brasil de 2009 a 2016. Na Ecohabitare Consultoria e Projetos Ltda, empresa social que contribui para a criação de comunidades sustentáveis a partir de comunidades de aprendizagem, é Diretor Pedagógico onde coordena inúmeros projetos de reconfiguração da prática pedagógica em escolas públicas e privadas do Brasil, e os projetos de transformação vivencial Gaia Escola – Construindo Comunidades de Aprendizagem para um Mundo Sustentável e, Escolas em Transição. É autor de inúmeros livros e artigos sobre educação e um grande dinamizador da gestão democrática.
Tema da palestra:
Reconfiguração de Práticas Escolares
Sinopse do tema:
O palestrante ainda não forneceu material.
Paulo Magri (SP)

O Secretário de Educação mais premiado do Brasil. Paulo Magri é professor, pedagogo, pós-graduado em metodologia do ensino da matemática, palestrante, consultor, escritor, Mentoring Educacional pelo Instituto Holos, Secretário de Educação há 17 anos no município de Novo Horizonte (SP), destacado pela revista Veja como o município com o melhor trabalho em rede do país. Eleito como um dos talentos da educação brasileira em 2017 pela Fundação Lemann. Durante 05 (cinco) anos consecutivos possui o melhor IDEB do estado de São Paulo dos anos finais do Ensino Fundamental e o segundo melhor IDEB do Brasil.
Fernanda Villela (ES)

Carreira desenvolvida na área de Educação, com experiência em regência de aulas; monitoria e docência de disciplinas; assessoria pedagógica a professores, pedagogos e gestores; gestão pedagógica das equipes técnicas pedagógicas e supervisão escolar da SRECAC; análise de processos sobre temas ou situações específicas da área educacional; gestão escolar; desenvolvimento e implementação de projetos educacionais e pedagógicos, contribuindo para a conquista de melhorias na qualidade dos processos de ensino e aprendizagem.
Tema da palestra:
Dialogando com os Gestores - ENSINO ESTADUAL
'Escola de Tempo Integral: Mitos e Verdades'
Sinopse do tema:
Alargar a função da escola, da docência e dos currículos para dar conta de um projeto de educação integral em tempo integral que articule o direito ao conhecimento, às ciências e tecnologias com o direito às culturais, aos valores, ao universo simbólico, ao corpo e suas linguagens, expressões, ritmos, vivências, emoções, memórias e identidades diversas. (ARROYO, 2012)
O debate sobre Educação Integral e a oferta de Educação em Tempo Integral, pautado nas políticas públicas de Educação Básica e, em especial, com a aprovação do Plano Nacional de Educação 2014-2024 – PNE têm como objetivo repensar a prática pedagógica, a organização curricular e redimensionar o tempo e os espaços escolares de modo a formar uma política educacional voltada à ampliação de oportunidades de aprendizagens.
Na sociedade da informação e do conhecimento, em face às demandas da juventude contemporânea, faz-se necessário repensar a educação para cumprir um novo papel, que requer uma desconstrução do saber enciclopédico, fragmentado e estanque que o passado recente estabeleceu. Para isso, são imprescindíveis mudanças profundas em termos de currículo, método e gestão, para que a educação cumpra sua função social. O Programa Escola Viva – Educação Integral e a oferta de Educação em Tempo Integral- se estrutura a partir da análise cuidadosa do cenário contemporâneo com um novo paradigma de educação pública brasileira, no tocante à criação de uma nova escola pública visando os avanços em termos de acesso, permanência e qualidade.
Edson Peixoto (ES)

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo - Linha de Pesquisa História, Sociedade, Culturas e Políticas Educacionais; Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, Área de Concentração: Gestão Pública da Educação Profissional, na linha de pesquisa: Políticas Públicas e Gestão da Educação Profissional e Tecnológica. Possui graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis e Administrativas de Visconde do Rio Branco (1989). Atualmente é professor de Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo - Campus Cachoeiro de Itapemirim. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Profissional e Tecnológica, Políticas Públicas Educacionais, Gestão Democrática da Educação, Legislativo Municipal, Democracia, Financiamento da Educação Básica.
Tema da palestra:
Dialogando com os Gestores - ENSINO ESTADUAL
'Desafios Econtrados na Gestão Federal'
Sinopse do tema:
O palestrante ainda não enviou informações sobre o tema.
Fabrício Silva (ES)

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, com complementação pedagógica em Matemática, iniciou a carreira na educação como professor do Ensino Médio. Está no Centro Educacional Charles Darwin desde 1997. No ano 2000 começou a implantação das unidades do Darwin para fora da Grande Vitória e atualmente é o Diretor Pedagógico das unidades do Darwin de Vitória e de Vila Velha (da Educação Infantil e do Ensino Fundamental) e diretor financeiro das unidades do Darwin no município de Aracruz. Possui curso de Gestão Escolar pela Humus - SP e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.
Tema da palestra:
Dialogando com os Gestores - ENSINO PRIVADO
'Como Sobreviver Numa Época de Crise?'
Sinopse do tema:
O palestrante ainda não enviou informações sobre o tema.
Vilmar Lugon (ES)

Vilmar é presidente da UNDIME-ES e Mediador da Mesa redonda
Vicente Falcão (ES)

Presidente e fundador do Instituto Conhecer, Presidente do Grupo Máxima, Palestrante, Conferencista, Consultor, Coach de Palestrantes, Mestre em Administração de Empresas, Especialista na organização de congressos e eventos, Pós-graduação em Gestão Comercial, Gestão de Serviços e Tecnologia Educacional. Organizador do Congresso Conhecer, o maior evento privado de educação do Brasil, organizador do Congresso Saúdes, maior evento de Saúde do ES e RJ. Atualmente é um dos palestrantes mais lembrados quando o assunto é Liderança na área de Educação, e ainda acumula mais de 15 anos de experiência atuando como palestrante para pais, jovens, professores e diretores.

Localização
Endereço do evento
Local : SESC de Guarapari - ES
Endereço : Rodovia do Sol, 01, Muquiçaba, Guarapari - ES - CEP 29215-005.
Expositores
Gostaria de expor seus produtos neste evento? Temos um espaço especial aguardando por você!
No link abaixo você tem acesso ao mapa da Feira Educacional do Congresso Gestores 2018:
Entre em contato conosco para saber mais detalhes sobre a Feira de Educação do Congresso Brincar.
Hospedagem
Oferecemos hospedagem dentro do SESC durante os dias de evento (sexta e sábado). Temos disponíveis aos cursistas apartamento individual e apartamento duplo, e ainda oferecemos opção de hospedagem com dois dias. É possível dividir o espaço com outro congressista, de preferência com acordo prévio entre as duas partes.
TARIFAS para UMA noite (sexta e sábado):
Apartamento individual: R$ 200,00
Apartamento duplo: R$ 145,00 por cursista que ficará no mesmo quarto
TARIFAS para DUAS noites (quinta, sexta e sábado):
Apartamento individual: R$ 390,00
Apartamento duplo: R$ 290,00 por cursista que ficará no mesmo quarto
- Cheque - em até 3x, com último datado para 20/09/2018
- Cartão de crédito - em até 6x sem juros

Outras bandeiras e formas de pagamento: consulte-nos
COMO ME INSCREVER E ESCOLHER MINHA HOSPEDAGEM?
Tem alguma dúvida sobre como se inscrever e reservar sua hospedagem?
Entre em contato que poderemos ajudar.
Trabalhos Científicos
Congresso Gestores 2018
Instituto Conhecer
No evento será possível participar da exposição e apresentação de trabalhos científicos. Você já pode inscrever seu trabalho.
Disponibilizamos no link abaixo as seguintes informações:
• Regulamento completo
• Eixos temáticos
• Programação completa e detalhada referente aos trabalhos científicos
• Acesso à documentação necessária para inscrever seu trabalho
CLIQUE AQUI E ACESSE O REGULAMENTO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS
Autor: Máxima Eventos
Investimento
QUAL SERÁ O MEU INVESTIMENTO?
O investimento no evento está diretamente ligado ao tipo de inscrição escolhido. Professores possuem o preço normal de inscrição, enquanto estudantes podem garantir tarifa de investimento reduzida (mais detalhes no menu "Inscrições"). A cada mês o preço de inscrição será reajustado até valer a tarifa final, do mês de maio.
RELAÇÃO DE TARIFAS DE INSCRIÇÃO:
Tipo de inscrição | Julho | Agosto | Setembro |
ESTUDANTE | R$ 360,00 | R$ 380,00 | R$ 430,00 |
PROFESSOR | R$ 550,00 | R$ 590,00 | R$ 630,00 |
Tipo de quarto | Tarifa |
Apartamento individual | R$ 200,00 para uma noite (sexta-sábado) ou R$ 390,00 para duas noites (quinta a sábado) |
Apartamento duplo |
R$ 145,00 para uma noite (sexta-sábado) |
- Cheque - em até 3x, com último datado para 20/09/2018
- Cartão de crédito - em até 6x sem juros

Outras bandeiras e formas de pagamento: consulte-nos
QUAL MODELO DE INSCRIÇÃO ESCOLHER?
Entenda as diferenças de inscrições:
- INSCRIÇÃO DE PROFESSOR: professor formado, ativo ou não no mercado e demais profissionais da educação.
- INSCRIÇÃO DE ESTUDANTE: estudante em atividade, de cursos de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado. Para essa categoria é necessário envio de documentação que comprove vínculo com instituição de ensino.
JÁ SEI QUAL ESCOLHER, E AGORA?
Para se inscrever você deve baixar o formulário referente à sua inscrição. A seguir você terá o link para download das fichas de inscrição para cada categoria.
QUERO ME INSCREVER AGORA
Instruções:
1- acesse o link acima;
2 - Clique no botão amarelo Completar sua inscrição;
3- Selecione o tipo de inscrição que deseja fazer (professor ou estudante) e clique em Continuar;
4- Preencha todos os campos do formulário, e se atente ao escolher as opções de hospedagens e novas opções que aparecerão;
5- Com tudo preenchido, siga adiante para o pagamento.
Obs: Os estudantes devem anexar na tela de inscrição a documentação comprobatória de vínculo com instituição de ensino (ex: último boleto quitado).
Obs: Todas as inscrições e hospedagem podem ser divididas em até 6x no cartão de crédito ou em 1x no boleto
Tem alguma dúvida sobre como se inscrever?
Entre em contato que poderemos ajudar.
Certificados
Informe o email para solicitar o certificado no evento Congresso Internacional GESTORES 2018